Mae! Eu ja li a Biblia toda varias vezes. E a conclusao que cheguei e que a missao de todos nos, aqui na terra, e amarmos uns aos outros!
HUGO MAGNO DE BARROS GIUBERTI
Desceu a terra em 10/09/85 e Subiu ao ceu em 20/08/07

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Minha amiga Rita de Cassia Dias


Uma das amigas mais queridas que Deus me deu o privilegio de conquistar a amizade, nesse periodo de dor, se chama Rita de Cassia Dias.
Uma mulher doce, agradavel, meiga, querida, temente a Deus e mae...Mae do anjo Gu. O tao famoso Gustavo Dias do grupo do yahoo , chamado DOR DE MAE. Criado pela querida Beth Cabral, que em meios a dores, decidiu criar um lugar especial, para todas as maezinhas orfas desabafarem suas dores.
Nesse lugar tive o prazer de conhecer Rita.
Essa amizade veio em boa hora. Temos dividido , nos duas, muitas dores, muitas saudades, muitas tristezas e doces lembrancas de nossos amados filhos.
E hoje, dirigia o carro de Hugo, meu filho que partiu para a gloria, e lembrei-me de Gu. O filhinho amado e fofo de Rita.
Me veio a mente algumas questoes concernentes aos misterios de Deus , quando decide levar para Si criancas, tao pequeninas.
Lembrei-me de quando Jesus disse a aquele homem que o perguntou, como deveria fazer para alcancar o reino dos ceus. Jesus o respondeu, que deveria tornar-se "menino"novamente. Nascer de novo.
Esse homem ficou pensativo e imaginando que talvez, deveria retornar ao ventre da mae.
Tornar-se menino, ou nascer de novo , quem sabe , seja muito mais complexo do que retornar ao ventre da mae.
Gustavo voltou para Deus menino. Nao necessitou "tornar-se" menino. Ele ja estava na condicao de menino, quando subiu aos ceus.
Vejam que interessante!.
Tenho pedido a Deus para manter os meus olhos espirituais abertos todo o tempo, nesse periodo de luto, que possivelmente durara ate o dia em que eu for chamada tambem.
Ha necessidade que se compreenda a grande obra de Deus na vida de uma pessoa quando Ele chama-a crianca.
E misterioso isso...
Para alguns ha a necessidade de voltar a ser menino para subir aos ceus. Para outros Deus reserva o direito de nao passar por essa prova. Nao passar pela "Opcao"de escolher entre a vida eterna ou a morte eterna. Esses sao os que suas almas sao requeridas pelo Senhor , quando ainda sao "meninos". Nao e interessante isso?
Passei a tarde tentando entender porque Deus escolheu alguns para terem o privilegio de nao precisarem "tornar-se"meninos e subirem ao ceu?
Enquanto outros passam pela dura prova de terem que "nascer de novo". Como ensinou Jesus Cristo a aquele homem que o questionou: "Devo eu voltar ao ventre de minha mae?".
Gustavo e muitos outros nao tiveram que ouvir de Jesus: "Voce precisara nascer de novo para entrar no reino de Deus. Voce precisara tornar-se menino, para entrar no ceu".
Esses pequenos subiram para a gloria no estado de inocencia caracteristico da infancia.
Subiram para a gloria como meninos! Isso e espetacular!
Qual sera o misterio do Senhor, que priva alguns de usarem dos seus livres arbitrios para decidirem se querem a vida eterna ou a morte eterna?
Qual sera o criterio que Deus usa para que alguns antes tenham que pecar, percorrerem muitas estradas erradas e tortuosas ,ate tornarem-se meninos, e outros nao necessitarem disso?
E entao fiquei durante a tarde pensando no Gu. Filho de minha amada amiga Rita e meditando, o quanto e duro ver um filho partir, mas tambem o quando e grandioso ver Deus resgatar para Si pequenos no perfeito estado de sua ingenuidade, sem malicia . Exatamente como Jesus recomendou que um homem ja velho se tornasse.
Qual o outro deus que faz as coisas assim de maneira tao perfeitas, tao maravilhosas, como o nosso Deus, o Todo Poderoso?
Esse Deus tremendo leva para si milhoes de meninos . E tais viverao muito mais tempo de uma vida eterna ao lado do Senhor.
Nao se tornarao adultos . Nao terao malicia e nao precisarao "tornarem-se meninos".
Parece que esses ja nascem totalmente "escolhidos por Deus" para viverem a vida eterna, e Deus nao pretendeu correr nem um risco de perde-los para satanas.
Isso! Se realmente a teoria da predestinacao que alguns teologos afirmam ser real, fosse fato. Nao teria duvidas de que as criancas que sobem ao ceu, sao os tais escolhidos antecipadamente por Deus para serem salvos , para viverem a vida eterna.
A Biblia e clara em dizer que da mesma maneira que exista a vida eterna, tambem existe a morte eterna.
Essa mesma Biblia e clara em declarar que todas as criancas ja teem o ceu como garantia.
O proprio Jesus nao exitou em dizer: "Vinde a mim as criancinhas".
Quando crescemos , e ganhamos o discernimento entre o bem e o mal, temos que usar do nosso livre arbitrio para optarmos entre Jesus ou nada. Entre a morte eterna ou a vida eterna.
E as criancas? Porque elas sao chamadas criancas? Porque Deus quis garantir a alma de cada uma delas o ceu, sem que precisassem passar por essa escolha?
E como se nao bastasse esse privilegio, esses pequenos, terao muito mais tempo ao lado de Deus do que nos, que permanecemos aqui.
A saudade doi sim, mas se , mesmo que por alguns segundos, encararmos os fatos e a fe conforme ela e. Eu diria...
Benditos sao aqueles que partem para a gloria, junto ao Pai, antes de conhecerem a malicia, as decepcoes, os desamores. E em tenra idade, pois sao eles que viverao muito, muito mais tempo de toda uma vida eterna ao lado do mesmo Jesus que disse:"Vinde a mim as criancinhas"...

clique e continue lendo…

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Amiga Ursula Hans



Minha querida amiga Ursula Hans, estava em plena missao em Angola, quando recebeu a noticia que seu lindo filho Andreas foi morar com Deus.
Faltavam apenas dias para o casamento de seu filho Andreas, quando Deus decidiu chama-lo para a gloria.
Fico tentando imaginar o que sente uma mae que devolve o seu filho para Deus , quando esta esta em trabalho missionario .
Fico tambem imaginando o quanto outras maes, como eu, que renunciam o seu "chamado"por tao pouco, podem sofrer mais a ausencia de um filho do que uma mulher que atende imediatamente o chamado do Senhor para " o ir", e para isso abdica de conviver o dia a dia com os seus.
Ou tento imaginar , como algumas maes enlutadas se dao ao direito de se revoltarem contra Deus, depois de saberem que tantas outras maes enlutadas, como Ursula Hans, prossegue as suas missoes de proclamarem o amor de Deus em outras nacoes , depois de ja nao terem os seus filhos consigo?
Ursula Hans, mae, esposa, missionaria, querida, filha de Deus criou os seus filhos com carinho e depois de criados, preparados para a vida e para o ceus, voltou com seu esposo para missoes evangelisticas. Para falar de Jesus em outra nacao.
Foi falar do mesmo Deus que amou tanto o seu filho Andreas que o levou para si.
Qual pequena sou diante dessa mulher, essa mae cuidadosa, zelosa, e filha de Deus, que nao exitou em seguir o seu chamado.
O chamado de Deus para falar dÉle aos povos. Que obedeceu o tao famoso ir.
Que direito teriam muitas outras maes de se sentirem , talvez, "traidas"por Deus. Por esse tao fantastico Deus te-los levado para si, do que mulheres, maes, que estavam em missao? Obedecendo a voz de Deus?
Todavia, essa mae, Ursula Hans, mesmo apos Deus ter levado o seu filho, prossegue em sua missao aqui na terra ate que o dia do reencontro com Andreas chegue.
Um exemplo, para nos, maes que aqui permanecem, sofrendo e caladas. Sem gritarem aos quatro cantos da terra que Deus e maravilhoso!
Andreas com certeza esta em paz e muito mais feliz do que estaria aqui na terra. Esse lugar de fome, de dor, e de decepcoes.
Que Deus abencoe a todas maes missionarias que com dores, com saudades, prosseguem essa jornada de falar do amor de Jesus Cristo.

clique e continue lendo…

sábado, 26 de janeiro de 2008

Louvado sejas, Senhor!

Como posso, eu Senhor , arranca-lo de tuas maos?
Contra a tua Onipotencia nao posso lutar.
Tu o guardaste em lugar secreto, que nao posso ver.
E por mais que o procure ,nao poderei encontrar.
E nesse momento...O Senhor nos mostra o teu poder...
E nos humilha diante a morte.
Nos mostra o quanto somos impotentes .
E o quanto precisamos de Tu, oh Pai!


Nao ha nada que se possa fazer.
Nao ha ninguem que possa ajudar.
Nao ha um juiz ,na terra sequer, que possa ir contra Ti .
E nos voltar a guarda de quem um dia , o Senhor, nos incubiu de guardar...

A morte...
O maior inimigo da humanidade...
O ultimo inimigo a ser vencido por Jesus.
E tao misteriosa para nos...pequenos mortais...meros mortais...
E seus grandes misterios so foram desvendados pele cordeiro Santo.

E diante a morte . Temos que encara-Lo, Oh Senhor!
Temos que encarar esse grande feito.
Temos que encarar as verdades deixadas...
Encarar seus propositos.
Encarar o que esta apos aqui.
E encararmos o qual miseraveis somos sem Ti.

Qual sera o Rei que o tirara de tuas maos?
Qual autoridade terrena podera guerrear contigo por mim?
Qual o delegado?
Qual instituicao humana podera requerer no teu reino a volta dos que partiram?
Quem ganhara de Ti?
Quem podera bater o martelo e setencia-Lo a devolver-me o meu filho, Senhor?

Nao ha...
Nao ha, vida humana. Autoridade humana que o arrancara de tuas maos.
Nao ha Leis em nenhuma nacao que tenha o poder de exigir isso de Ti. Oh todo poderoso!
Nao ha Uniao internacional que possa condena-Lo.

E se ainda isso fosse possivel, Oh Pai!
Tu terias fortes argumentos que me fariam perder a causa, todavia...
Bastaria conta-los, que e Tu quem das, portanto e Tu quem tiras.
E dirias:
"A mim, ele ja partencia!".

E ficaria envergonhada quando diante a reis dizesse:
"Qual foi o Rei que o deu a vida?"
"Qual foi a autoridade que por muitas vezes o consolou?"
"Qual foi o Juiz que nunca o condenou?"
"Quem escolheu para ele que a instituicao em que nascesse fosse a familia, dessa mulher?! . Dirias apontando para mim, que envergonhada desviarias o meu olhar de Ti"

"Quem esteve com ele na mais profunda intimidade de sua vida , dia apos dia?"
"Quem fez para eles muitos impossiveis e o deu inteligencia para fazer o que fosse possivel?"
"Quem? Quem?"
"Quem enxugou as lagrimas escondidas derramadas que so sao reveladas a mim, quando a humanidade deita-se em seus leitos?"
"Quem o orientou nos seus mais profundos segredos?"

"Estive com esse rapaz todos os dias de sua vida.
Acompanhei todo o seu viver desde o ventre de sua mae.
Eu o conheci desde o dia que foi fecundado. Muito antes de sua mae!
Segui com ele todos os passos que ele pensou estar sozinho.
Cuidei com zelo e carinho de tudo o que para os outros pareciam problemas corriqueiros e sem importancia.
Ele me chamava de Pai.
E eu sempre o chamei de filho.
E ninguem. Nem mesmo essa mulher que reclama por ele , o amou e o ama, mais do que Eu. O Eu sou!"

E envergonhada eu ficaria, Senhor!
Nao so por reconhecer seus argumentos como verdadeiros,
Mas tambem por saber que eu nunca conheceria a alma do meu filho tanto quanto Tu!
Que jamais poderia da-lo a felicidade plena, que lhe foi guardada para viver contigo.
Envergonhada ficaria, Senhor...
E retiraria a queixa, e voltaria para casa sem o meu filho nos bracos,
Ciente de que Somente Tu, Pai.
So Tu!
Poderia da-lo a alegria que vive, hoje, nos ceus...


Envergonhada ficaria diantes reis, juizes e autoridades, Senhor!
Quando lembrasse-me, que nao ha , uma morada sequer na terra que todo o dinheiro do mundo poderia comprar,
que fosse comparavel a que guardou para ele, Pai.
Envergonhada ficaria...
Me envergonharia da minha pequenez, do meu egoismo, e do meu clamor!
Envergonhada ficaria diante de Ti, Senhor!
Quando me olhasse dentro dos meus olhos e me dizesse:
"Filha. Confia em mim".

Louvado seja Tu!
Louvado sejas por requerer dos santos o direito de suas almas.
louvado sejas Tu, Oh Pai!
Por requerer as almas daqueles que creem, que o poder de Jesus ,esta acima da morte.
Louvado sejas , para sempre Tu. Jeova . Por ter resgatado para ti...
Aquele que ja era teu...

Te amo, Pai.

clique e continue lendo…

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Subiu ao ceu, assim como desceu...

clique e continue lendo…

ainda me lembro o quanto nos divertiamos...

clique e continue lendo…

morriamos de rir juntos...




Irmaozinho Hyuri, e priminho Gabriel

clique e continue lendo…

e eu guardando tudo no coracao.




montagem criada pelo Hygor

clique e continue lendo…

e ate lagartixas voce me dava de presentes...

clique e continue lendo…

Naquele tempo o ceu ainda era bonito...




Hygor

clique e continue lendo…

E passavamos por aqui todos os dias...

clique e continue lendo…

mas as flores foram secando...

clique e continue lendo…

ate que desapareceram...




foto de Hygor

clique e continue lendo…

e tudo foi perdendo as cores...

clique e continue lendo…

e a terra ficou fria sem voce...




vista da varanda no inverno.

clique e continue lendo…

Acabou-se meu conto de fadas...




Priminha Vitoria

clique e continue lendo…

As lembrancas que tenho...

clique e continue lendo…

de tudo isso...

clique e continue lendo…

que vivemos juntos...

clique e continue lendo…

estarao guardadas para sempre no meu coracao...

clique e continue lendo…

Nada apagara as lembrancas de tua imagem...

clique e continue lendo…

Pois nao existe...ex filho.

clique e continue lendo…

Nao existe ex tios...




Tio Joselio e tia Zena

clique e continue lendo…

ou ex vovos...

clique e continue lendo…

ou ex irmaos...

clique e continue lendo…

ou ex pai...

clique e continue lendo…

ou ex mae...

clique e continue lendo…

E por isso voce sempre sera...o nosso menino

clique e continue lendo…

Porque para aonde voce foi. Eu vou...

clique e continue lendo…

E NOS REENCONTRAREMOS...






TE AMO.

MAMAE

clique e continue lendo…

Depressao ou Stress?

A poucos dias aconteceu uma tragedia numa cidade aqui perto , em USA.
Segundo a historia narrada num jornal local. Uma mulher , que era portadora de uma "doenca mental". Foi passear com 2 sobrinhos irmaos. Um menino e uma menina . A menina de 2 aninhos de idade, e o menino de 5 anos de idade.
Bem...nao se sabe o que essa mulher pensou, imaginou, criou em sua mente nesse momento, mas conta-se que de uma hora para outra, ela parou o seu carro; tirou toda a sua roupa, tambem as roupas das criancas e seguiu andando em sentido contrario aos carros numa rota de alta velocidade. A 495. Uma rota cerca da regiao de Boston e adjacencias.
Bem, obviamente foram atropelados e os tres morreram.
Logo no dia seguinte os jornais foram notificados pelos parentes das vitimas de que essa senhora estava em tratamento de uma "doenca Mental". E segundo os parentes de tratava de "depressao" a tal doenca mental.
As criancas eram filhos de sua irma gemea, por sinal.
O caso e que fiquei pensando: "depressao?".
Nao culpo os familiares dessa mulher por ter dito aos reporteres que ela era portadora de depressao tao somente, pois e muito natural que quando perguntados sobre o diagnostico de uma doenca mental, sempre se responda: "Ele ou ela, tem depressao ou stress.
Isso e feito porque e completamente sem sentido ter que explicar a estranhos detalhes dos sintomas de uma doenca mental. Seja ela desde depressao a esquizofrenia.
Existem milhares e milhares de transtornos, doencas mentais e sintomas relativos a esses. Cada um desses tem suas proprias caracteristicas, e muitas vezes a distincao de uma doenca a outra sao tao pequenas, que sequer os medicos podem dar um diagnostico correto de antemao.
Ocorre que uma coisa sei. Sempre que ocorre um acidente, um suicidio, uma tragedia como tambem o homicidio, em que o causador seja portador de uma doenca mental, sempre o diagnostico sera " depressao". O que quem esta dentro do assunto sabe que nao ha sentido nesse argumento.
Por exemplo. No caso dessa senhora, e obvio que ela deve ter ouvido alguma voz dizendo para que fosse a algum lugar daquela maneira nua. Ou que ainda que nao tivese ouvindo alguma voz, a sua mente criou determinada circunstancia que pensasse ser real ate chegar a tal extremo. Agora de maneira alguma isso seria um sintoma de depressao.
No maximo uma mulher depressiva teria se matado sozinha. Nao atirado seus sobrinhos para a morte e em circunstancias tao estranhas.
Todavia repito que por causa da omissao dos parentes em nao explicar a terceiros os reais diagnosticos dessa senhora. E em tantos outros relatos parecidos em outras historias, criou -se um dilema com a palavra "depressao". Por outro lado, como ja dito, nao os culpo, porque nao vejo razao alguma para que um parente de uma pessoa portadora de uma doenca mental tenha que explicar o que ela mesmo ainda quer entender a terceiros que nao sao letrados em ciencia e que nao vao entender bulufas.
O fato e que todas as pessoas que sofrem de uma doenca mental , sempre tera "depressao ou stress". Afinal, essas sao as unicas duas palavras relacionadas a um transtorno mental que leigos podem entender do que se trata rs.

clique e continue lendo…

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Barganha do meu filho Hyuri...o negociante!

-Mae, deixa eu usar seu cartao para comprar uma coisa na internet?
-Quanto e?
-20 dolares.
-Mas o que e que voce quer comprar?
-E um brinquedo.
-Sei...vou pensar...vou pensar.
-Ah vai, deixa!
-Ta bom! Ta bom!

minutos depois...

-Mae. Tem outra coisa mais legal que quero mais. Ate quanto posso usar?
-Voce me pediu 20 dolares.
-Mas o outro negocio e mais legal! Deixa vai...ate quanto? Uns 40 dolares?
-Puxa esse negocio esta saindo caro.

minutos depois...

-Mae. Eu vou precisar de acessorios para o brinquedo. Ate quanto posso usar?
-Voce ja nao falou 40 dolares menino?
-Mas de que adianta brinquedo sem os acessorios? Quanto posso usar? Uns 60?
-Ta, mas nao mais do que isso. Tudo bem?

minutos depois...

-Mae,se eu te pedir uma coisa voce faz? (me abracando todo meigo)
-Que e menino?
-Deixa eu usar 100 mae. Prometo que e so isso. Deixa! Tem uma coisa muito legal aqui!
-Olha, eu deixo entao, mas so na semana que vem. preciso antes checar tudo.

horas depois...

-Mae, hoje ja e a semana que vem. Segunda -feira.
-Ah menino. Isso foi ontem. Nem vem que voce nao me engana. Final da semana.
-Ta

Meio da semana...
-Mae, eu tenho um negocio para fazer com voce.
-O que e?
-Uma barganha.
_Barganha?
-Sim, uma barganha. Um bom negocio para voce.
-Como e isso?
-Assim...voce vai me dar 100 dolares final de semana, nao e?
-Sim.
-Pois e. Ai eu te proponho voce me dar 10 hoje e ai final de semana voce me da so 80 e voce sai lucrando 10. Nao e legal?
-HEIN?!

clique e continue lendo…

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Ha sempre alguem sofrendo mais do que nos...

Sabem...quando leio noticias de que uma crianca, um adolescente foi maltratado ate a morte. Principalmente quando ha violencia sexual antes, eu fico tentando imaginar que peso que fica no coracao de uma mae que perde um filho, ou filha assim, e vejo o quanto a minha dor e tao pequena diante isso.
Agora a pouco tive a triste ideia de ler uma noticia assim. Nao deveria...nao devia ter lido.
Entao paro e fico tentando imaginar em que tipo de seres humanos estamos nos tornando. Que tipo de pessoas somos e como podemos responsabilizar uma pessoa tao perfeita como Deus pelas atrocidades que a humanidade comete.
Meu filho nao sentiu dor...
E ainda que tivesse sentido. Se tivesse sido acometido de uma doenca que culminasse em morte depois de uma longa internacao. Ainda assim essa dor nao seria comparavel a dor de uma mae que passara o resto de sua vida torturada por imaginar seu filho gritando e pedindo por socorro.E ela nao estava la para socorre-lo.
Me faz ate mal falar desse assunto. E completamente insuportavel imaginar um filho meu desesperado gritando de dor, e se sentindo so, enquanto um adulto o torturasse. mas e necessario lembrar que a Biblia e certa quando diz que sempre temos um motivo para darmos Gracas a Deus.
E Gracas a Deus tambem, que mesmo essas criancas que sao vitimas das atrocidades humanas, estao hoje saboreando a paz eterna ao lado do Todo Poderoso.
Como Deus e bom! Como Deus e tremendo em ter tido a misericordia de criar para todos um lugar aonde nao ha tortura, dor, tristeza, angustia, desespero.
Gracas a Deus, que nao nos deixou sos.
Te amo, Papai...

clique e continue lendo…

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Saudades

Ha dias que a dor e maior e a saudade nos consomem...
No ultimo dia 20 completou 5 meses que nao lhe vejo, nao lhe toco, nao ouco a sua voz...
As vezes tenho vontade de ver-te nos videos que tenho guardado aqui, mas tenho receio do que vou sentir.
Entao deito-me em sua cama e tento sentir como voce se sentia ali. Como seu corpo se ajeitava no colchao.
Me recordo que sempre que abria a porta e lhe via dormindo, voce sempre estava de bruco. Gostava de dormir de bruco, e com um dos bracos jogado por cima da cabeca.
Dormia sempre sem camisa. E eu via que tinha pequenas espinhas nas costas. Dormia pesado...muito pesado.
De voce tenho algumas lembrancas que posso tocar. Como as roupas que mais gostava, sua invide que eu e seu tio Joselito tratamos com tanto carinho ate cair...guardei e vou guardar para sempre.
Dia desses achei em suas coisas um fio de cabelo seu. Ele escapuliu de minha mao e eu o procurei feito louca no carpete ate encontra-lo. Parecia uma joia rara. Guardei-o dentro de um pote de cristal em forma de coracao. Esta bem guardado.
Quando voces, os filhos, estao conosco, essas coisas nao tem valor algum. Sao tantos fios de cabelos que varremos casa a fora e achamos ruim ainda.
Depois que partem para a Gloria essas coisas para nos valem mais do que qualquer peso em ouro.
Noite passada nao dormi. Cheguei a tomar dois calmantes para ver se adormecia e nada...
Tem acontecido volta e meia isso comigo. As vezes penso que talvez tambem seja bipolar e isso seja a fase mania, pois nao tenho sono. Fico eletrica e ate posso arrumar a casa a noite toda. As vezes faco isso.
Fico pensando em voce o tempo todo e morrendo de vontade de sentir o teu cheiro, meu filho.
Tantas coisas que sinto falta.
Toda vez que vou ao supermecado lembro-me muito de voce. Lembro porque voce comia muito, e nunca engordava. Era tao lindo! Um corpo tao lindo e estava cada vez mais bonito.
Ai tenho que trazer menos mantimentos para casa porque voce nao esta mais aqui e isso me corta o coracao.
Penso ate em fingir que esta e trazer as coisas que voce gostava mais e me iludir para sofrer menos...
Eu nunca iria querer essa dor para voce, Hugo. Nunca desejaria que ao inves de eu sentir a sua falta. Voce sentir a minha outra vez.
Tenho pedido muito a Deus para manter a minha visao ligada no espiritual para que eu nao me esqueca que tudo isso vai passar nem por um segundo de cada minuto que eu aqui ainda viver...na terra.
Ainda nao tive coragem de voltar ao cemiterio. Tenho medo do que vou sentir ao ler o seu nome la. O nome que eu escolhi para voce. para eu lhe chamar, ou para eu dizer : "Hugo, eu te amo".
Nunca me esquecerei a enfase que falava "mae , eu te amo". Voce colocava uma forca tao grande a essas palavras tao significativas, filho. Sao inesqueciveis.
Nao existe ex mae. Nao existe ex filho. Voce sempre sera meu filho, e eu sempre serei sua mae.
Estamos todos com saudades de voce.
Te amamos muito, muito muito muiiiiiito. lembra que dizia assim?. Te amo muiiiiiiito mae.
Eu tambem te amo, filho meu, amado meu, querido meu, lembranca mais terna de minha vida ...

clique e continue lendo…

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Deixe o blog "privado". So p/ voce ler

Uma coisa legal para voce fazer, depois que criar o seu blog e ainda estiver trocando template e mexendo nele ate ficar do jeito que quer, e por enquanto, permitir somente que voce mesma possa ve-lo.
Assim nao ficara nervosa com a possibilidade de outra pessoa ve-lo , antes que voce tenha concluido a "cara" do seu blog.
Eu fiz isso, quando fiz esse blog. So permiti que outros vissem DEPOIS que ja tinha dado um aspecto mais ou menos ao meu blog.
Para voce fazer isso e facil:
Clique em PERSONALIZAR . Feito isso vera logo que estara dentro de uma parte do seu blog que so voce pode mexer.
La em cima vera tres links com bordas arrendondas, e o do meio chama-se CONFIGURACOES.Clique nesse.
Agora feito isso surgirao abaixo outros links com varias opcoes para voce mudar o aspecto do seu blog. O ultimo chama-se PERMISSOES. E nesse link que precisara entrar para optar se voce deseja que somente o autor(autora) do blog o veja, no caso voce, e claro!. Se deseja que somente amigos que voce indicara vejam, ou se deseja que todos vejam.
Opte Por "somente autor". Entao so voce estara vendo o seu blog, ok?
Assim podera mexer bastante nele. Errar varias vezes antes de conseguir fazer como quer. Organizar, fazer e refazer tanto quanto seja necessario sem que ninguem esteja vendo. Somente voce, ta?


Abracos

clique e continue lendo…

Primeiro passo p/ criar um blog

Ola mamaes.

Se voces pretendem criar um bom blog. A primeira coisa que precisa fazer e entrar nesse site AQUI .
Ja tendo entrado entao, ira perceber que se voce ja tem uma conta pronta no google(orkut) , vai usar a mesma conta para criar o seu blog.
Entao entre com o mesmo nome de usuario e a mesma senha que utiliza para entrar no orkut.
Acaso nao tiver ainda uma conta no google. Precisara criar uma, ok?

Isso quer dizer que se usa o orkut e por isso , ou outra razao ja tenha uma conta no google. Simplismente utilize as caixas no canto do alto a direita para escrever a sua senha e o seu nome de usuario, da mesma maneira que faz para entrar no orkut, ou diretamente na sua conta do google, pois o orkut e do google. Lembram -se disso?

Se nao tem conta no google, ou um orkut, entao clique na seta no canto de baixo a direita e siga para o proximo passo.
Tera que preencher todo o formulario. Fornecendo e-mail e criando sua senha.
Feito isso. O site ira pedir que seja escolhido um modelo ja pronto para seu blog.
Todos os modelos do site possuem apenas duas colunas.
Colunas sao as divisoes verticais que dividem a pagina. Notem que o meu blog possui tres colunas.
Para fazer isso segui instrucoes simples do TEMPLATES NOVO BLOGGER criado por Ariane. A moca que que lhes falei no post anterior a esse.
No site dela. Logo acima vao perceber varios links que levam a outros templates a sua escolha.
Agora antes de continuarem. Vejam AQUI no dicionario dos termos bloogueiros que Juliana Sardinha fez especialmente para nos, mamaes orfas, o que significa um TEMPLATE. Nao foi um carinho sem tamanho, essa atitude dela? .
Entao o template e o que vai dar a "cara" ao seu blog. Por isso assim que voce fizer o seu blog. Seguir todas as instrucoes acima. Recomendo-as que logo escolham se ha algum template ja pronto feito pela querida Ariane.
Por exemplo. La existem templates proprios para homens, mocinhas, e ate criancas.
Voce podera tambem escolher um template em branco tambem da autoria de Ariane, e ir modificando a seu gosto. Como eu fiz.
E muito importante saberem, que se acaso optarem por um template ja pronto. Devem por questao de educacao darem os creditos em seu bloog a autora Ariane.
Da-la os creditos , significa que e legal que nao deixem de postarem um link do site TEMPLATES NOVO BLOOGER no blog que estarao criando. Ok?
Sigam todas as instrucoes de Ariane AQUI para baixarem o template que desejarem. No site ela explica tudo muito direitinho e com cuidado. Nao tem erro!
Qualquer duvida , ela tambem lhes respondera. Como ja tem feito a outros blogueiros. E tambem posso orienta-las conforme aprendi.
Beijos a todas as mamaes.

clique e continue lendo…

DICAS PARA FAZER UM BLOG

Algumas mamaes orfas tem manifestado o desejo a mim, via msn, de fazerem tambem um blog para seus filhos, e ao mesmo tempo nao sabem como comecar.
Por isso decidi escrever sobre esse assunto no meu blog e ajuda-las no que puder. E tambem orientar aonde podem encontrar outras ajudas e mais preciosas.
Eu recomendo que todas as mamaes saudosas de seus filhos que partiram , que tambem facam um memorial online para eles em forma de BLOG.
Para quem ja nao tem um, digo: Voces nao fazem ideia do quanto nos conforta deixar a memoria deles bastante viva. E ainda que jamais eles deixarao de existirem nos nossos coracoes. E ainda que saibamos que continuam vivos num patamar superior ao nosso. Ter um blog como esse e muito prazeroso.
Por outro lado sei o quanto e dificil mamaes com os coracoes doloridos e cheias de afazeres entenderem coisas simples da internet. Sei disso porque eu mesma achei que seria impossivel criar um.
Pouco a pouco fui aprendendendo. E aprender tem sido uma terapia para mim.
Entrei em algumas comunidades do orkut para aprender a lidar com o blog que me indicaram por ser o mais facil de aprender e lidar. Esse mesmo que eu uso. Logo percebi que nessas comunidades existem mais perguntas do que respostas. Entao eu mesma fui mexendo a principio ate o ponto que as coisas me pareciam legiveis. Ate que chegou num ponto que me embananei tambem. Foi ai que felizmente encontrei o site de Ariane.
Ariane e uma moca muito simpatica que possui um blog com dicas excelentes . De la acabei fucando tambem no blog de Juliana Sardinha e fiquei tambem muito encantada com o seu trabalho, principalmente porque as duas escrevem em linguagem simples . De uma maneira que nao fica dificil entendermos os passos para criarmos um blog para nos e nossos filhos exatamente como desejamos.
Pedi a simpatica Juliana, que em primeiro lugar, nos fizesse o favor de criar uma especie de "dicionario para blogueiros". Com a finalidade de que antes de tudo possam entender os termos usados nesse meio.
Isso e importante para que a medida que mexendo aqui e acola seguindo as instrucoes de Ariane e Juliana. Possam saber do que elas estao falando.
Bem...a medida que tiverem duvidas e quiserem me fazer quaisquer pergunta sobre esse assunto, me disponibilizo a passar adiante o que ja aprendi.
O que considero importante e que todas as mamaes enlutadas busquem, cada uma, a sua maneira de se sentir mais confortavel, mais conformada, e mais perto de seus filhotes.
Essa foi uma maneira que me senti bem. Se voce tambem acredita que dessa maneira se sentira melhor. Estou a disposicao. E tenho certeza de que a amiga Juliana e Ariane estarao sempre respondendo as perguntas que porventura tenham sobre como fazer um blog a altura de seus filhinhos e filhinhas.

Abaixo o blog de dicas de:

Juliana Sardinha

Ariane

clique e continue lendo…

domingo, 20 de janeiro de 2008

A dor andava pelo hospital

A dor andava pelo hospital para la e para ca. Nao sei o nome dela, mas ouvia os seus gritos e via no seu olhar um grande desespero...
Encontrei com ela dentro do banheiro de um hospital. Havia levado Hygor na emergencia do hospital de minha cidade no ano de 2003. Ele, Hygor, acabara de iniciar uma crise depressiva apos um ano que Hugo havia adoecido.
Os sintomas dos dois eram e foram sempre totalmente diferente. As medicacoes opostas uma a outra, mas o meu sofrimento era o mesmo. O sofrimento de uma mae...
Nao havia completado sequer um ano que Hugo havia adoecido e ja estava em tratamento. E logo Hygor tambem adoeceu. Como ja dissera sintomas opostos. Dois extremos, e eu...entre os dois.

Ele ja havia sido atendido por um especialista e estavamos aguardando uma psicologa para determinar como encaminha-lo para tratamento.
Enquanto isso sai da enfermaria e caminhei em direcao ao banheiro na recepcao do hospital. Foi la que encontrei-me com a dor...
Ela estava no saguao gritando desconsolada. E com as duas maos na cabeca seu choro era audivel para todos os que estavam ao redor.
Eu nao sabia o que estava acontecendo, mas notei que todos a abracavam tentando consola-la.
Caminhei ate o banheiro e logo ela entrou para lavar o seu rosto e enxugar as suas lagrimas gritando: "MEU FILHO MORREU! MEU FILHO MORREU!.
Era uma senhora americana, alta, clara e qualquer que seja o seu nome, para mim, se chamou "dor".
Tentei conforta-la dizendo que um filho estava em casa adoecido e havia levado outro para o hospital naquela noite tambem com uma doenca estranha. Ao que a dor gritou uma frase impactante: "MAS SEU FILHO ESTA LA VIVO! O MEU ESTA ESTIRADO NUMA MESA FRIA LA DENTRO!".
Senti compaixao por ela. Realmente senti muita compaixao, mas esse tipo de dor nao so e unica , como e individual. Ninguem conseguira sentir essa mesma dor...a dor de uma mae que entrega o seu filho para a morte fisica.
Por mais que fosse tambem uma mae. Por mais que tivesse dois filhos adoecidos naquele dia. Nunca poderia conseguir captar exatamente o que ela sentia. Por mais que tentasse imaginar. Por isso so uma mae sente...essa dor.
Sequer uma mae , tao somente, pode sentir, pode imaginar, pode supor o que e essa dor. Somente uma mae orfa o pode. Ninguem mais.
Avos, tios, tias, primos, primas, irmaos, irmas, amigos podem apenas levemente supor. Sentem cada um a sua dor, mas ainda nao e a mesma.
E da mae que vem o filho. E ela quem o entrega a vida. E e so ela que o entrega a morte.
Nao ha uma alma humana na terra que possa sentir a mesma dor. A dor de uma mae que nao tem mais o seu filho, ou filha na terra.
E quando entrei novamente no saguao. Ainda vi aquela mulher, que se chama dor, gritando, chorando, sofrendo...
Eu sei que mesmo que ja tenha se passado tantos anos depois. Aquela mulher sente a mesma dor... a mesma dor e desespero que sentiu naquele dia.
A vida segue...
As pessoas se casam, se empregam, terminam suas faculdades, tem filhos, passeiam, sorriem, choram, sofrem desamores, sofrem decepcoes e para todos a vida vai se encaixando pouco a pouco. Ate mesmo para os avos, que sao chamados segundos pais...
Esses se ocupam de outros netos, se ocupam da aposentadoria, das conversas nas pracas, sentindo tambem suas dores, mas ainda nao e mesma.
Apenas a mae e que ainda que a vida para ela tambem passe. A dor...ah, a dor...nunca passara, e sera sempre a mesma.
Na mesma dose, na mesma intensidade, na mesma gravidade.
Para outros...
Outros parentes se casarao, se formarao, terao filhos, sentarao nas pracas .
Para outros...
Outras sementes terao netos, terao noras, terao genros, terao casos para contar.
Outras sementes plantarao...
Para a mae. Aquela era a sua semente,e unica de um jardim.
So ela. So aquela semente lhe importava.
Ainda que tenha outras sementes. Cada uma delas tem o seu valor particular.
Sao os seus filhos. A sua heranca. O seu herdeiro...
Para a mae, para o pai. Essa era a semente que importava.
E so depois que Deus levou meu filho tambem, que posso compreender exatamente o grau, o peso da perda daquela mulher chamada...dor.

clique e continue lendo…

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Quase fui atropelada por um trem...

A dois dias atras, Hygor, meu filho do meio, disse-me que o seu doce preferido e pave. Ja fiz muito pave no passado, e me esqueci totalmente da receita.

Entao enquanto ele estava no trabalho, mais do que depressa lembrei-me que no orkut encontra-se de tudo. Desde receitas de paves dos mais variados ate racismo, infelizmente.
Foi so ir la e fazer uma busca em "pave" que encontrei rapidamente. Optei por fazer um de bombons, porque Hyuri sempre pede-me para comprar desse, quando vamos a um restaurante brasileiro aqui perto.
Abri a dispensa e vi que ja tinha leite condensado, creme de leite e ate os biscoitos proprio para paves, que me esqueci do nome agora. So faltava os bombons.
Coloquei os mantimentos que iria usar encima do balcao da cozinha e sai de carro para comprar os bombons.
Claro, fui a um supermecado brasileiro. Afinal queria os bombons serenata. Acabei trazendo da nestle porque tinha aquele "chokito" que e a barra de chocolate preferida de Hygor.

Ok. Ate ai foi tudo bem. Faltava entrar no carro novamente e voltar para casa.
Ja estava entao dentro do carro e esperando o sinal abrir para entrar a direita . Quando me aconteceu uma coisa surpreendente. Ou quase aconteceu.
Nao sei se estava intertida o suficiente pensando na tal receita de pave. Ou se realmente tudo aconteceu mais rapido do que o normal, mas o fato e que quase fui atropelada por um trem , e dentro do carro de Hugo.
Nao sei como, assim que o sinal abriu e eu virei a direita e ja estava com o carro encima dos trilhos. Ao mesmo tempo a trava comecou a baixar e o trem a buzinar seguindo em minha direcao.
Olhei para a direita, nao sei porque, ja que os trens aqui seguem dois trilhos paralelos. Tanto a direita , como a esquerda. mas por alguma razao olhei apenas para a direita. Sem entender como a trava baixou tao logo o trem ja ia passar.
O correto e a trava abaixar num tempo suficiente em que os carros possam passar, ou pararem a tempo de nao serem atropelados. Depois que as travas que impedem o trafego abaixarem. Ai entao e que o trem buzina ainda distante e esperamos o trem passar antes da trava.
No entanto alguma coisa aconteceu, que fez com que o sinal abrisse, a trava abaixasse, e o trem ja estivesse muito perto. E detalhe: A minha esquerda. Nao a direita.
De maneira que nao entendia porque a trava estava abaixando, e eu nao ouvia o barulho do trem. Nem a sua buzina . E quando assustei ela ja vinha a minha esquerda buzinando.
Lembrei-me imediatamente de Hugo dizendo-me assustado mais ou menos dois meses antes de morrer, assim que chegou em casa:
"Mae, voce nao sabe o que quase aconteceu! Eu quase fui atropelado por um trem! Nossa mae, a gente pensa que da para ouvir o barulho, mas nao da. Quando eu vi o trem ja estava quase encima de mim!Nossa mae! Foi horrivel!"
Agora imaginem o caus!
Para uma mae que acabou de entregar seu filho a Deus, via um atropelamento de trem. Imaginem aonde foi parar o meu coracao?
Foi tudo tao automatico...O meu coracao disparou e doeu ao mesmo tempo lembrando-me de Hugo.
Lembrei-me que eu estava exatamente no mesmo lugar , que depois que ele me contou que quase fora atropelado por um trem, continuou por dias insistindo nesse assunto. E numa ocasiao estavamos eu e ele no meu carro, e ele de carona. E quando passavamos exatamente aonde era a minha vez de estar sozinha. Ele disse assim:
"Mae. Foi aqui que eu quase fui atropelado. Para...Para o carro!. Nao da para ouvir o barulho! Voce vai ver mae! Vai ver quando o trem passar , que nao da para ouvir o barulho!"
E assim nos dois esperamos "antes da trava" o trem passar enquanto eu dizia: "Meu filho, voce precisa prestar mais atencao. E claro que da para ouvir o barulho. Olha que barulhao. Isso e perigoso!"
E ele teimava em dizer que nao dava para ouvir o barulho.
Ao mesmo tempo tambem, fiquei com medo de ficar imprensada na trava e nao conseguir sair dali ate que o trem batesse no carro e me arrastasse junto a ele por kilometros.
Tambem lembrei-me da surpresa do pave para o Hygor e a euforia de Hyuri que me esperava em casa com os bombons. Crianca adora tudo isso, nao e?
E num turbilhoes de pensamentos, emocoes, e sensacoes que me vieram em fracoes de segundos. Ainda tive tempo para imaginar a maldade alheia que iriam dizer : " Ela matou-se da mesma maneira que seu filho Hugo, morreu, e com o carro dele...coitada!".
Coitada , uma merda! (Desculpe-me a expressao) a aqueles que nao sabem o que e merda. Mas nao tenho um pingo de vontade de morrer atropelada por um trem e imprensada no carro do meu filho. Pelo contrario, quero muito viver ate que possa entregar a Deus os meus outros dois filhos preparados para tambem subirem ao ceu, assim como Hugo.
Ou pensam que nao sei que alem do ceu existe o inferno?.
Nao sao todos os filhos que sobem ao ceu. Alguns descem ao inferno. Ainda que todos os pais achem que todos sobem ao ceu. Nao e isso que a Palavra de Deus ensina. E se nao tivermos responsabilidade espiritual com nossas criancas nao teremos cooperado em nada para que eles subam ao ceu.
E o que ja disse a Hygor. Meu filho de 20 anos. Disse assim:
"Hygor, se tivesse sido voce, eu estaria fora de mim. Ficaria louca!".
Porque?! Sera que amo mais Hygor do que amo Hugo?...De maneira alguma.
Amo os tres igual, mas tenho preocupacao espiritual com Hygor, devido as varias ideias cientificas que ele tem sobre a vida, a espiritualidade, a tudo enfim.
A morte de Hugo , foi totalmente benefica para a vida espiritual de Hygor.
E morbido isso?!. De maneira alguma. Hugo adoraria saber que partir para a Gloria serviu para ajudar na vida espiritual do irmao. Um martir!
No velorio enquanto eu nao tinha coragem de ver o corpo do meu filho. Hygor se aproximou e olhou. Veio ate a mim e com os olhos arregalados e muita expressao na entonacao de voz , exclamou:
"Mae, agora vejo que realmente tem que haver um lugar para tanta energia que ele tinha ter ido. Realmente tem que haver um lugar para tanto "eu" que havia dentro dele continuar existindo".
Essa foi a primeira expressao de fe em Deus que partiu de Hygor desde quando comecou a se dizer agnostico. Ou a crer por demais em teses cientificas para explicar o universo.
Depois dessa expressao e apos a morte fisica de Hugo. Ouvi de Hygor muitas outras exclamacoes de fe e isso muito me agrada.
Enquanto nao ouvir meu filho professar uma completa fe em Deus, na salvacao via o sangue de Jesus, nao existira depressao que ira me matar. Nao existira desanimo que ira me abater. Nao existira absolutamente nada que me tire desse mundo. A nao ser que Deus venha a mim e me diga: "Agora e a sua vez. Vou te levar comigo e tomo conta sozinho de quem ficar".

clique e continue lendo…

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Eles nao iriam querer voltar...Voltar porque? Para que?

Quando no ano de 1985, eu recebi a dura noticia de que minha irma, Josemara Belo de Barros, havia falecido as 3 horas da tarde do dia 23 de Dezembro; eu estava ouvindo exatamente a musica do video abaixo, quando a noticia bateu em minha porta...



E claro. Com coisas tao bonitas no mundo como uma harmonia dessa. Com tantas possibilidades que os seres humanos, nos, temos de inventarmos ou descobrirmos coisas maravilhosas para ouvirmos, comermos, sentirmos e tantas outras coisas mais. A primeira coisa que pensamos quando recebemos uma noticia assim...tao dura , e:
COITADO...MORREU!

Mas ai, Jesus vem e nos diz a realidade nao so em sua Palavra, mas no que os nossos olhos teimam em nao ver, e nossas lembrancas teimam e nao guardar... CALAMIDADES!...



E entao , voce percebe que existem realidades ainda mais brutais do que a morte fisica...O VIVER AQUI!
Coitados somos nos que ficamos.
COITADOS...VIVEMOS!

O que e viver , afinal na mente de Deus?!.
Posso lhes garantir que o viver para Deus e o mundo maravilhoso que Ele nos preparou num lugar sem dor, sem ranger de dentes.
Num lugar aonde nao ha guerras, conflitos, ambicao, odio, fome, dor, tristeza e nem doencas psicologicas.
Num lugar aonde nao existem hospitais, remedios ou medicos, porque Ele nos garante que la, naquele lugar, nao existem doencas, pois Jesus levou consigo todas as suas dores...
COITADOS SOMOS NOS. ESTAMOS MORTOS!

Parabens a todos os que partiram antes de nos para um lugar de gozo e de paz. Para viverem uma vida eterna ao lado do grande protetor e longe de todo o mal que o inimigo de nossas almas e nem os maus sentimentos humanos poderao alcanca-los.
Parabens a todos aqueles que conseguiram de Deus o dom da vida eterna e que iniciaram o tempo eterno muito antes de nos...nos que ainda perecemos aqui...
Louvado seja Deus que preparou uma morada no ceu para todo aquele que cre no sangue de Jesus derramado no calvario.
E louvado seja Deus que levou minha irma para a gloria muito antes que ela pudesse ver tanta maldade humana acontecer.
Louvado seja Deus que levou o meu filho, Hugo , para o ceu, antes que ele veja o que mais de ruim ainda iremos presenciar nesse mundo cruel.
Amem

clique e continue lendo…

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Boa pergunta!...
Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?
Hum...desde crianca ouco por ai essa pergunta.
Apesar da Biblia ser clara em confirmar que Deus fez os animais e logo Adao os chamou pelos nomes que lhes havia dado. Volta e meia alguns se questionam: "Quem nasceu primeiro , o ovo ou a galinha?
A pergunta do seculo deveria ser: " Quem MORREU primeiro o ovo ou a galinha?".
Obviamente imagina-se que a galinha deve morrer primeiro. Afinal e ela quem nasce primeiro e os pobres pintinhos dentro daquela casca sensivel, fragil; vai crescer, viver e depois tornar-se num vistoso galo, ou na proxima galinha, que por sua vez morrera tambem depois dos futuros pintinhos.
No entanto nao precisamos ser estudiosos em estatiscas para constatarmos que , nos, os seres humanos, comemos muito mais ovos do que galinhas. Por isso, o ovo sempre morre primeiro.
Galinhas nao sao utilizadas para fazerem as massas de paes e bolos que comemos diariamente ate nos barzinhos das esquinas. No entanto , ovos sao utilizados no cardapio diario de qualquer nacao, independente de sua cultura. Seja em forma de pastas, paes, bolos, salgados, e etc. Seja simplesmente num ovo estrelado.

A galinha e o ovo sao bons exemplos para compararmos a morte prematura dos nossos pintinhos que nao crescem, nao vivem e ainda que nao entendamos, morrem antes das galinhas que com tanto calor e carinho os chocam quietinhas felizes da vida, enquanto os galos as esperam.
Vivemos uma geracao em que raramente se chega a velhice. Os seres humanos que nasceram antes estao vivendo mais. Os jovens estao morrendo cedo.
Claro! Afinal, nessa nova geracao os habitos foram mudados via civilizacao que avanca cada dia mais.
Hoje ja estamos mais sujeitos a nos expormos a acidentes. Somos mais imprudentes. Temos veiculos velozes, nos alimentamos mal, desde enlatados ate aos quimicos que nas nao mais naturais fazendas usam para trazerem nossos alimentos, outroras totalmente naturais, as nossas mesas.
A algum tempo atras, macas se arrancavam diretamente das macieiras, sem serem antes preparadas quimicamente, para nos iludirmos que estamos comendo o que Deus nos deu.
Nos expomos as ervilhas em latas que antes eram tiradas da terra por nossas maos. pelas maos da humanidade.
Quando saimos de nossas casas, ja nao ha mais o eventual e raro perigo dos nossos cavalos tropecarem e nossas charretes despencarem no chao e quebrarmos nossos pes. Hoje vivemos o perigo costante de sermos atropelados por cavalos turbinados dentro dos motores dos milhares de velozes veiculos dirigidos talvez, por bebados desalmados que nao pensam no proximo. Ou ate por pseudos lucidos que adoram uma adrenalina.
Estamos sujeitos a sermos assassinados pela evolucao que colocou armas nas maos de civis ou nao, que atiram para todos os lados , sem prestarem atencao nos alvos. Pode ser seu filho, pode ser o seu pintinho o alvo dos alucinados pela violencia que aflora nos paises em guerras declaradas e ate a paises que nunca declaram as suas intensas guerras internas, sem quererem cair na realidade que vivemos um caus!.
A natureza teima em nos dizer que quem morre primeiro e sempre a galinha, mas isso nao e verdade. Os filhos estao morrendo antes dos pais via varias razoes que o ser humano chama de civilizacao.
No que se refere ao que chamamos de evolucao da especie, tambem nada fica a desejar diante tanta calamidade.
Sao milhares de doencas geneticas, congenitas e ate viroticas que chegam ate a humanidade pouco a pouco, levando nossas criancas consigo. Nossos pintinhos...
Que diriam os indios , que alguns poderiam dizer que nao "evoluiram" tanto quanto os caras palidas, sobre a tanta insidencia de morte dos nossos pequeninos?
Nao ouco falar de tanta evolucao em forma de tragedias, ou doencas no meio indio. A nao ser quando os caras palidas levam ate a eles a sua civilizacao doentia. Ou com violencia, ou com o seu genis e ideias ja tao contaminados por milhares de doencas decorrentes de todo esse processo de "evolucao" que a civilizacao branca chegou.
Enquanto a pergunta nao for colocada de maneira correta. Enquanto nao entendermos que os pintos estao morrendo muito antes do que as galinhas, a evolucao vai continuar.
Novas doencas vao surgir. Os veiculos vao continuar cada vez mais velozes, sequer justificando tanta capacidade de velocidade nos seus velocimetros, quando em nenhuma nacao e permitido por lei, ir ou vir tao rapido.
A evolucao e tao grande que sequer conseguimos explicar, porque os veiculos nos capacitam chegarmos a 300 por hora, como diria Roberto Carlos, e ao mesmo tempo o guarda nos parar se alcancarmos pelo menos metade disso.
Porem, se nao e permitido, mas e possivel. O jovem esta la com sua adrenalina em alta, diante o seu volante, dando o maximo de si no acelerador. O jovem tem pressa. Esta com pressa.
Tem pressa de viver. pressa de chegar, pressa de ir, pressa de voltar. O Jovem sempre tem pressa...ainda que nao esteja por de tras de um volante.
E assim, os pintinhos se vao antes das galinhas, que agora choram...

clique e continue lendo…

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Wesley Autrey. O heroi

Nao posso deixar de falar-lhes sobre Wesley Autrey.

Infelizmente nao achei nenhuma reportagem sobre o seu grande feito em portugues, mas no video abaixo mostra uma imagem feita por computador de como esse homem salvou a vida de um rapaz que iria ser atropelado por um trem, em Janeio de 2007. Mesmo ano que aconteceu algo similar com o meu filho Hugo Giuberti.
O rapaz teve um ataque epiletico na estacao ferroviaria , e enquanto ele se debatia, Wesley Autrey, com uma caneta conseguiu manter a lingua do jovem posicionada de maneira que nao enrolasse .
Outra pessoa manteve as duas filhas pequenas de Wesley distantes da plataforma, enquanto o heroi ajudava o rapaz .
A situacao se agravou. O rapaz se debatendo ja estava nos trilhos quando Wesley notou a aproximacao do trem, e no video abaixo mostra a atitude que tomou . Uma atitude que salvou a vida terrena do rapaz. E Wesley tambem sobreviveu.
Segundo o video , o unico dano que teve, foi o seu chapeu(bone) que ficou muito sujo...rs.




Encontramos tambem muitas outras reportagens em ingles sobre esse ato heroico.
Wesley Autrey e seu ato corajoso tambem consta na famosa Wikipedia. no seguinte link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Wesley_Autrey


O MEU HEROI
E importante comentar, que herois sao herois sempre. Ainda que nao se consiga obter um resultado esperado, eu tambem tenho o meu heroi. E o seu nome e ARTHUR LAMONT.
O Senhor Arthur tem 84 anos e e um bombeiro aposentado, que ainda nao tive a oportunidade de conhecer pessoalmente para da-lo um grande e especial abraco.
O Senhor Arthur foi a ultima pessoa, que viu meu filho vivo.
Segundo reportagem sobre o acidente que meu filho sofreu. Ele foi visto pelo senhor Arthur sentindo-se muito mal, e aparentando sentir dor . Exatamente como no caso do jovem rapaz que Wesley Autrey socorreu.
Deus fez a sua soberana vontade nos dois casos. Ha tempo de viver e tempo de morrer, segundo a Palavra de Deus.
Imediatamente o senhor Arthur fez o contorno com o seu carro e voltou com a ideia de tirar o meu filho das proximidades dos trilhos do trem. Ja que visivelmente ele nao estava em condicoes de caminhar.
Dessa maneira 4 minutos depois, segundo reportagem, o Senhor Arthur ja estava de volta ao lugar que havia visto Hugo e ja nao o encontrou. Apenas um do seu tenis que foi arrancado de seu corpo.
Assim, esse anjo esperou o trem passar e do outro lado avistou o meu filho que ja jazia em paz com o Senhor, mas ainda assim fez uma respiracao boca a boca enquanto acionava as autoridades competentes.
Segundo reportagem, o senhor Arthur sentiu-se culpado por ter perdido 4 minutos apenas enquanto contornava seu carro para retornar e ajudar meu filho, Hugo Giuberti. Sem se dar conta de que Deus havia ja cumprido a sua vontade.
Esse anjo cita meu filho com muito carinho nas entrevistas que deu, inclusive dizendo o quanto ele sentia por ele ser tao novo e ja ter partido.
Ele usou a seguinte expressao:
"Era uma crianca!".

Ao senhor Arthur Lamont, que muito quero conhecer pessoalmente e abracar, eu agradeco e agradecerei sempre pelo seu gesto humano e terno.
Sempre, por toda a minha vida, o meu heroi vai estar nas minhas oracoes.
Saudacoes Senhor Arthur.

clique e continue lendo…

Homem dorme nos trilhos, mas sobrevive a passagem de trem

Depois que Hugo, meu filho, foi levado a Deus atraves de um trem, passei a observar o assunto e me espantei em verificar que ser atropelado por um trem, e mais comum do que se pensa.
Tenho lido varias noticias sobre o assunto e a muito tempo ja pensava em criar um "marcador" especialmente para isso.
Dessa maneira coopero para que acabem com algumas ideias eroneas sobre esse tipo de acidente.
Esse tipo de acidente nao e tao incomum quanto se imagina. So no orkut, nos ultimos meses vi pelo menos 3 obitos pela mesma razao. E todos eles tinham perfil nesse site de relacionamento.
Alguns escapam, como o sortudo abaixo. Outros nao, infelizmente, ou felizmente, ja que as sequelas pode ser graves.
Alguns sao atropelados por estarem bebados, como 4 caso que ja havia visto antes do relatado abaixo, que tambem a vitima estava bebada. E outros nao, como no caso de uma crianca que foi atropelada ainda na semana passada, o meu filho e outros.
Pouco a pouco vou repassando aqui as noticias que tenho visto por ai.

Comeco com a noticia extraida no yahoo no dia de HOJE. Ou seja, isso acontece todos os dias em varias partes do mundo. Inclusive no Brasil.


"Sex, 11 Jan, 09h02

SYDNEY, Austrália (AFP) - Um australiano que dormiu sobre os trilhos de uma ferrovia ficou apenas com alguns arranhões depois que um trem passou sobre ele, informou a polícia.
PUBLICIDADE

O jovem, de 20 anos, dormia entre os trilhos quando o trem passou na madrugada de quinta-feira, em Port Augusta, estado da Austrália meridional.

O maquinista viu o dorminhoco imprudente, e embriagado, segundo a imprensa local, mas não conseguiu frear a composição, que passou sobre a vítima.

O jovem havia adormecido em uma parte levemente côncava dos trilhos e saiu da aventura somente com alguns arranhões, segundo policiais.

Link da noticia:

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/080111/mundo/austr__lia_curiosa

P.S. Se quiser certificar-se do quanto esse tipo de acidente e comum. E so entrar no link abaixo:

http://meufilhohugogiuberti.blogspot.com/search/label/Obitos%20por%20atropelamento%20de%20trens

clique e continue lendo…

As maes orfas querem dormir...





Parem o mundo!
Parem as estrelas que brilham...
O sol que clareia o dia ...
A penumbra da lua...
Que tudo seja breu...
Que nao existam cores...
Nem o verde que nasce da terra...
Que nao exista terra...
Nem os homens que nela plantam...
Nem a fome...
Nem os alimentos...
Nos alimentaremos de dor!
Parem os mares!
Parem as borbulhas das cataratas,
Parem o rio que desemboca,
As ondas das praias que insistem em soar o som da paz do mar...
Parem os ceus!
Parem a terra!
Parem os passantes e os sons de suas bocas!
Parem os sorrisos...
A alegria que extravassa nas gargalhadas...
Parem tambem o pranto...
E o choro das suplicas dos pedintes...
Parem a musica!
A harmonia de cada nota...
Ate o canto dos passaros...
Calem-se!
Calem os acordes...
Calem os teclados...
Calem todo som!
Oucam nossas dores!
Ela e latente!
Audivel...
Oucam!
Parem a vida!
Despetalem todas as flores!
Arranquem toda a grama...
Todos jardins.
Morram mortos e feridos...
Parem o brilho dos olhares!
Parem o olhar...
Parem o mundo!
Deixem nos, maes orfas, dormirmos...
E quando estivermos no mais profundo silencio...
Dentro do breu que corta a alma...
E somente as estrondosas batidas de nossos peitos nos incomodar...
Entao parem-os!
Pare nossas vidas...
Pare o nosso ar...
Pare as nossas lembrancas ternas...
E leve-nos ao reencontro...


Por Lucilia Medina

clique e continue lendo…

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Tem "H" que nao e mais ridiculo pq e um so.


To eu saindo do supermecado quando um cara me parou para pedir-me uma informacao. Perguntou-me se eu sabia dos horarios dos onibus. Disse que nao, quando ele respondeu: " Obrigado coracao".
Perdeu! Eu poderia ate ter oferecido uma carona. Mesmo ele usando aquele horrivel dente de platina bem na frente de seu sorriso ridiculo. Afinal uma carona, e so uma carona. No entanto pensei eu: "Cruz credo!". Se ele me chamou de coracao sem eu da-lo a minima confianca, imagine se eu oferecer uma carona?.
Vai que ele ache que gamei naquele dente horrivel.
Fui rapidinho para o carro e enquanto guardava as compras, pelo canto do olho ainda fiquei vigiando se havia um dente prateado me perseguindo...
Eu hein!

clique e continue lendo…

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

DEUS E INJUSTO?

Aprendendo sobre blogs, notei que a funcao de um e escrever para "supostos" leitores.
Puxa! Nao foi exatamente isso que pensei ao criar o meu. O que pensei foi em criar um memorial online para eu e minha familia. Inclusive para meu filho, Hugo Giuberti, que Deus levou.
O que entendi em outros blogs, e que ao se criar um, o autor deve ter em mente que outras pessoas vao le-lo e escrever para uma especie de publico.
Mas o que eu teria para dizer? Ou que tipo de publico seria o meu?.
Nao poderia ser outro alem das maes enlutadas, assim como eu. O assunto aqui sao filhos. E mais especificamente o assunto aqui e "morte".
Eu posso simplesmente nao obedecer a regra. E e claro que farei isso muitas vezes. Afinal o meu publico mais importante sou eu mesma . Uma vez que a palavra e como uma faca de dois gumes. Ela vai e volta para nos.
Quando falamos a outros, estamos tambem ensinando a nos mesmos. Fazendo reflexoes.
E claro que nao estou interessada em deixar aqui registrado minhas opinioes sobre novelas, atores ou ate mesmo sobre o efeito estufa. Mesmo que um dia, quem sabe, tais assuntos me chamem a atencao e queira cita-los. Sei la. O ser humano e tao imprevisivel , nao e?. Eu tambem sou...rs.
No momento, ainda estou so interessada em outras maes , que como eu, permanecem aqui na terra , e viram seus filhos partirem antes delas.
Sei que esse blog, talvez, tambem possa interessar as pessoas que conheceram Hugo Giuberti, ou nao, mas que queiram saber como ele viveu, do que ele gostou, como ele foi enquanto viveu aqui em baixo.
Bem...mas falando em novela...de tudo podemos tirar reflexoes.
Recentemente pedi que instalassem a Globo Internacional em minha casa para que minha mae se distraisse, e acabei eu mesma tambem me distraindo com alguns programas da Globo.
Entao , como por aqui, os programas sao atrazados diante o Brasil. Foi ontem que vi o episodio da novela das 8, em que a filha de um pastor faleceu.
Naquele momento o personagem do pastor, acho que e Ricardo Blat, diz que Jesus foi injusto , por ter permitido que sua filha viesse a partir para a Gloria. Entao pensei...'
"Porque injusto?. Afinal, porque algumas pessoas pensam mesmo que Deus pode ser injusto?".
Se existe algo impossivel para Deus e ir contra o seu proprio carater. E nao faz parte do carater de Deus ser injusto. Isso nao e verdade.
Simplismente as pessoas morrem. Isso e uma lei da natureza tao forte quanto a lei da gravidade.

E claro que a gravidade nao doi. Pelo contrario ate nos favorece, nao e verdade?. No entanto morrer e uma regra e nao existe excesao. Todos passam por isso. Ate mesmo Jesus passou. O filho de Deus.
Jesus tambem era jovem quando subiu para a Gloria, mas antes passou por acoites e sofrimento. Tinha apenas 33 anos. E para quem ja chegou aos 40, 50, 60, ja tem ciencia que 33 anos estamos na flor da idade.
E uma bela idade, pois mistura a experiencia com a juventude.
E chato ser jovem e inexperiente, pois se comete muitos erros e chegamos aos 40 carregando as consequencias desses erros.
Tambem e chato nao ter a juventude. Ainda que se tenha experiencia.
No entanto Jesus Cristo. O mesmo que fora chamado de "injusto", saiu de seu corpo terreno numa idade em que se tem as duas coisas: "Experiencia e juventude". Nao era , entao, uma idade boa para se continuar aqui curtindo o sol, o mar, e tudo que existe na terra ?
No entanto foi nessa idade que Ele, o Mestre, preferiu dar a vida por voce, mae enlutada. Dar a vida por seu filho que agora vive no ceu. Ja parou para pensar nisso?.
Porque Ele , o Filho de Deus, o proprio Deus, a carne do verbo, o principio e o fim, o Principe da Paz, o Salvador. Poderia dar a sua vida por voce e seu filho ou filha que Ele levou para a Gloria tao jovem e cheio de vida e seria injusto por dar o direito ao ceu a quem voce tanto ama e amou?
Sabem. As vezes nossa dor pode cegar-nos a ponto de sermos egoistas e nao pensarmos o quanto a verdade da morte e bela.
Sim. E bela!
E o momento mais sublime do salvo. E nesse momento que ele volta para Deus e comeca uma vida eterna de paz e gozo.
Uma vida sem problemas, sem luta, sem doencas, sem tristezas e sem as agonias que vivemos aqui na terra. E vai nos dizer que nao?
Para cada momento maravilhoso que vivemos, existem outros terriveis momentos de aflicoes. E ou nao e?
Quem garante que seu filho(a) seria feliz?. Se teria um bom casamento, se seria um sucesso profissional, se e se????
A unica pessoa que sabe o que esta fazendo e Deus! Voce Querendo ou nao querendo!
Nos nao temos nem nocao do que Deus pode ter livrado os nossos filhos e filhas de ter vivido aqui na terra. Nesse mundo cruel!
Quem aqui pode prever o futuro?
Ou sera mesmo que pensamos que nosso amor materno seria o suficiente para faze-los felizes da vida ate as suas velhices?.
Sera que somos tao inocentes assim?
Nossas maes nos amam. E nos? Isso representa para nos a nossa unica necessidade para sermos felizes??? O amor de nossas maes?. E claro que nao!
Filhos, um dia deixam de serem criancas, adolescentes, e vao para o mundo. E o mundo e de cao!. O mar nao esta para peixe. E por mais que o amemos e o queiramos proteger nao iriamos conseguir.
Entao, porque Deus e injusto? . Nao e Ele, e so Ele quem pode ver o futuro?. Nao e so Ele quem pode saber qual seria o futuro deles?
E quanto a um filho morrer antes de sua mae?
O que tenho mais lido por ai e que e injusto um filho morrer antes da mae. Que isso deveria ser proibido.
Concordo que nao existe dor pior do que essa. E realmente algo que seja a ser fisico. uma dor fisica. E ruim, e pessimo!
Mas espera la. Voce tambem nao tem mae?.
Nao tem alguem que iria sentir a mesma dor se fosse voce quem partisse primeiro?
E quem pode garantir que para a sua mae essa dor seria , no minimo, suportavel?
Quem pode garantir que ela resistiria?
So Deus...novamente...so Ele.
Portanto Ele sabe o que esta fazendo.
Sobretudo, existe uma regra para a morte sim. Para a escolha de quem vai primeiro. Essas regras ainda sao misterios para nos, pequenos e meros mortais, mas ja foram reveladas para quem chegou la. Para os "nossos". Por isso eles estao nao so confortados, como felizes com o grande amor que Deus tem por eles, e por nos.
Amem.


clique e continue lendo…

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

MUSICAS QUE HUGO GOSTAVA DE OUVIR

Algumas musicas que meu filho, Hugo Giuberti mantinha em seu IPOD.

AEROSMITH- CRYIN



AEROSMITH- DREM ON



3 DOORS DOWN- AWAY FROM DE SUN / ESSA E ESPECIAL. HUGO CANTAVA-A SEMPRE ALEM DE OUVI-LA

clique e continue lendo…

Porque voce tem um blog?

E curioso esse negocio de "bloogar". Me surpreendeu!

Queria perguntar a todos blogueiros, pq blogam, sinceramente.

No meu caso aconteceu o seguinte:

Meu filho Hugo Giuberti, faleceu no ultimo dia 20 de Agosto, e a funeraria fez uma pagina online para efeito biografico, e sempre eu dava uma passadinha por la para escrever alguma coisa.
Logo notei que la nao poderia colocar fotos, textos originais dele , e etc. Tinha receio inclusive que o proprio sistema do site da funeraria nao me deixasse postar mais pela quantidade de coisas que escrevia. Afinal devem ter um limite, sei la.
Entao decidi criar um blog em que ficasse registrado os meus sentimentos, a historia de vida dele, dos meus outros filhos e a minha. Um desabafo ou algo assim.
Tenho aproveitado e incluido alguns textos escritos no passado.
Ocorre que nunca havia feito um blog. E como todo blogueiro fui atras de ajuda para saber criar um layout pelo menos decente. Acho que consegui.
No entanto a medida que fui aprendendo em outros blogs, fui notando tb que a maioria dos blogueiros o sao com objetivo financeiros. E nao necessariamente pq gostam de expor ideias. Virou moda isso. Ganhar dinheiro com blogs.
Tudo bem. nao e pecado gostar de grana. Eu tb gosto, mas puxa. Sera que nao pode haver alguma coisa a mais do que "so isso" ?

clique e continue lendo…

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Aonde estao os mortos?




Nunca um texto, ou textos me deixou tao claro o quanto e perigoso o pretexto concluido de um texto sem um amplo contexto, do que o livro biblico chamado Eclesiastes.
Acabamos de entrar no ano de 2008 a poucas horas atras. E um novo ano.
Para mim os ultimos meses do ano de 2007 foram tempos de muita reflexao no ja tao filosofado "sentido da vida".
E claro que um acontecimento como esse que vivi leva qualquer ser humano a profundas analises de si mesmo, de outrens e do mundo em geral.
Ja era de longo anos que volta e meia vivi a sindrome de "Matrix". Apesar de nao ter nunca assistido tal filme ate o final, meus filhos sempre insistiram que eu o assistisse dizendo-me que trata-se de um classico . E ja chegaram a me explicar um pouco da teoria do filme "matrix".
Certamente trata-se de uma ficcao . Obviamente nada daquilo e verdade. Ou quem sabe parte de alguma coisa seja?. Nao sei...
O fato e que eu poderia chamar de sindrome de Matrix essa sensacao de que talvez nao estejamos de fato vivendo o que supomos ser as nossas realidades.
Se nossos sonhos fossem continuos a cada vez que sonhamos. Ou seja, se houvesse uma historia continua , que fizesse sentido a cada vez que dormissemos e sonhassemos. Como saberiamos ao certo qual das realidades e a nossa?. Aquela que vivemos acordados ou aquelas que supostamente viveriamos dormindo?.
Posso garantir que todos nos nunca teriamos certeza se de fato estariamos acordados quando sonhassemos ou se estariamos acordados quando vivessemos o que vivemos hoje, no nosso tempo real. No tempo do hoje e do agora.
Essa sensacao de estarmos acordados nao faria sentido algum se nossos sonhos tivesse uma historia continua de uma vida feita de nascimento, casamento, filhos, sequencias de vida que sempre acontece quando estamos de olhos abertos.

Por isso mesmo a sindrome de matrix(nome criado por eu mesma rs). Poderia classificar aquela sensacao que as vezes tenho, e acho que alguns tambem a tem de que estamos vivendo sonhos, ou pesadelos.
Entao olhamos em volta e pensamos...isso e mesmo real?
Nao sei se tal pensamento e caracteristico de pessoas que pensam muito no sentido disso e daquilo. Naquelas que chamamos de demasiadamente analiticas. Sou uma dessas pessoas.
Tambem nao sei se tal pensamento e caracteristico de pessoas que sofrem de desassociacao. Um quadro comum dentro da ansiedade ou stress elevado. Tambem sou uma dessas pessoas.
Talvez seja as duas coisas...tambem nao sei.
Mas o fato e que tenho sempre a sensacao que nao estou, nao sou, nao fui, nao vim, nao vou, mas que ja vivi tudo o que ja vivo. OU que a qualquer momento vou dispertar.
Nada disso tem a ver com o falecimento de Hugo. ja e coisa antiga.
Bem...mas se o tempo de Deus e temporal. Nao seria estranho que realmente todos nos ja tenhamos vivido o que acreditamos ainda estarmos vivendo.
Dificil de entender isso? Eu sei que e.
Isso explicaria o que alguns chamam de teoria da predestinacao.
O que seria predestinacao na visao biblica para alguns?
Predestinacao para alguns significa que creem que alguns ja sao destinados ao ceu, e outros ao inferno. Alguns ja seriam predestinados a serem salvos. E outros nao. O que concordo que e um completo absurdo. Deus seria injusto se tivesse escolhido antecipadamente quem seria salvo ou quem nao.
No entanto. O tempo de Deus de fato e temporal. Para Ele nao existe nem passado, nem presente e nem futuro. mas o tempo e um todo em linha reta.
Ele nao precisa olhar para frente para ver o futuro e nem olhar para tras para ver o passado. Ele olha o todo.
Oras, se Ele olha o todo, entao de fato nos ja chegamos ao fim e ainda estamos no comeco de nossas vidas terrenas.
Dessa maneira a predestinacao existiria nao porque Deus tivesse escolhido antecipadamente quem seria salvo ou nao. mas porque no "passado" nos mesmos ja escolhemos o nosso destino espiritual e estamos com nossas mentes limitadas ao "tempo" que foi dado como relogio humano, mas que para Deus nao existe.
Se nao entendeu ainda. E so raciocinar...

Essa teoria explicaria muitas dissensoes teologicas, mas nao teimo nela. Apenas sou analitica. Como ja dito.
Explicaria ate mesmo essa sensacao que tenho que tudo de fato esta no controle de Deus. Mesmo que eu queira remar para outro lado , o meu barquinho sempre esta indo por onde Deus quer que eu passe. Nao tem jeito.
E quando a Eclesiastes?
Hummm. O assunto "morte" . E o assunto mais misterioso para toda a raca humana. Apesar de existir desde o principio do mundo. Ate Abel morreu la no livro da criacao, a saber Genesis. Puxa!
O mundo mal havia sido criado e a morte ja estava la.
Entao Eclesiastes fala muito da morte. O autor fala de outros e outros assuntos em varios textos, mas volta e meia cita a palavra "morte".
Os textos lidos sem contextos sao inexplicaveis, pois batem de frente com outros textos biblicos como se discordassem.
Isso nao e normal... pensei eu... tem alguma coisa errada.
Oras, mas como haver algo errado na Palavra da Verdade?. Que seja anatema! Pensei eu novamente...
Quem sou eu para imaginar que ha algo errado com a Palavra de Deus?! Continuei pensando.
Oras, o sabio Salomao fala da morte como se fosse o fim!.
Suas citacoes quanto a morte invalidam tudo o que outros textos biblicos pregam nas letras de outros autores .
Cismei!
Fiquei ali lendo todo o livro de Eclesiastes tentando entender o que Salomao queria dizer sobre a morte que contradizia ate mesmo o Evangelho de Jesus que prega a salvacao pela cruz.
Como assim os mortos morrem com seus odios, com seus amores, com suas paixoes e tudo o que viveu na terra?
Como assim nao temos certeza de que o espirito humano sobe ao ceu?
Oras...Salomao enlouqueceu?! Pensei mais um pouquinho.
Entao ja no final do livro de Eclesiastes verifico que Salomao faz uma afirmacao que nao havia feito nos capitulos anteriores. Ele diz:
"Entao nosso corpo voltara para o po da terra de onde veio, e o nosso espirito voltara para Deus, que o deu".
Parei!
Alto la! Salomao ate agora estava afirmando : "Tudo o que voce tiver que fazer faca o melhor que puder, pois no mundo dos mortos nao se faz nada, e ali nao existe pensamento, conhecimento, nem sabedoria. E e para la que voce vai".
Inclusive o paragrafo acima ja vi citado em textos atuais como uma verdade.
Hummm(novamente). E o tal do texto sem contexto que nao pode ser pretexto.
O proprio Salomao no final do Livro de Eclesiastes afirmou que o espirito volta para Deus.
Entao, vamos ver o que esta errado.
Reli tudo novamente. Antes pedi sabedoria do alto para entender a contradicao de Salomao consigo mesmo e com outros.
Lembrei-me que certa vez decidi por eu mesma fazer uma auto terapia, que consistia em escrever um diario com tudo o que eu lembrava dos acontecimentos que ja vivi.
Nao conclui. Lembrei-me de tantas coisas que parei a auto terapia quando alcancei os acontecimentos ate os 15 anos de idade...rs. Ate chegar aos 42 anos atuais e muiiiita terapia rs.
Sim, lembrei-me disso, e lembrei-me tambem que o meu objetivo era descrever as emocoes, as sensacoes, as observacoes e as conclusoes que obtive dentro dos acontecimentos. E nao as emocoes, as sensacoes, as observacoes e as conclusoes que alcancei na visao atual.
Ou seja. Quando voce vive uma situacao voce esta dentro de um quadro emotivo que pode provocar conclusoes que a sua frieza ou maturidade atual modifica. Nao e verdade?
Foi exatamente isso que Salomao fez no livro de Eclesiastes.
Ele ia analisando o sentido da vida e descrevendo conforme as suas duvidas do momento em que observava.
Ele ia observando Deus, a vida, as pessoas e escrevendo conforme ia dando forma a sua conclusao.
No final do livro de Eclesiastes a sua conclusao de tudo o que observou ganhou forma total e entao ele a escreve como verdade absoluta do que conclui alegando:
"E o corpo volta para o po de onde veio, e o espirito sobe para Deus, que o deu".
Sim, foi exatamente isso que aconteceu no livro de Eclesiastes. Portanto que as analises ainda sem forma de Salomao do capitulo 1 ao capitulo 11 que nao sirva nunca como pretexto sobre o assunto "morte".
A verdade absoluta da conclusao de Salomao sobre o assunto, esta no capitulo derradeiro do livro de Eclesiastes, a saber, o capitulo 12. Em que ele afirma tudo o que analisou e concluiu alegando que o Espirito definitivamente volta para Deus.
Abracos

clique e continue lendo…
d